Citação #05

O São Paulo foi convidado a inaugurar o estádio do Cruzeiro, de Porto Alegre, em 1941. O Internacional foi convidado a participar dos festejos do Estádio da Montanha. O time paulista perdeu as duas partidas e acabou se tornando uma grande decepção para o público presente.

"INTERNACIONAL X S. PAULO 
Este jogo foi realizado quarta-feira à noite. Os colorados gaúchos iniciaram o jogo com um apetite de leão. Permaneceram durante os primeiros doze minutos bombardeando o arco de King. Aos 4 e aos 9 minutos Carlitos atingiu as redes do irmão de Teleco. Depois destes 13 minutos sufocantes os paulistas se refazem, e finalmente aos 20 minutos, Teixeirinha assinalou bonito goal. Mas logo após, Carlitos - sempre Carlitos – marcou em chute enviezado o 3º ponto do Internacional, ponto esse que constituiu um verdadeiro "frango" de King. Revezam-se as cargas e finaliza o 1º tempo com 3 X 1 no placar. 
Na 2ª fase, Brandão, que vinha sendo o grande esteio dos colorados, cansou e, ao que parece, contagiou seus companheiros que nada mais fizeram. Só então a assistências percebeu que além do Internacional havia outro quadro no campo... Sim, porque aí começou a se locomover uma máquina acionada por Lola, agora como chave do quadro. E esta máquina pressionava cada vez mais, a despeito dos esforços de Alfeu e, notadamente, de Pedrinho. Aos 25 minutos, por fim, Teixeirinha trouxe a bola até as proximidades do arco, de onde, então, fulminou Rubens. 3 X 2 e esperanças de um empate para os sampaulinos. A máquina que varava o centro do campo era, porém, inofensiva dentro da área e o score manteve-se irredutível até o fim. 
Valores: Remo foi a maior figura em campo, a despeito de seu tamanho... Seguiram-lhe em ordem: Brandão, Orozimbo, Sílvio Pirillo, Carlitos, Alfeu e Teixeirinha. 
Juiz: Alvaro Silveira. Atuou regularmente ambas as partidas do S. Paulo em P. Alegre. Renda: Cerca de 19:000$000. 
Quadros: Internacional: - Rubens; Alfeu e Risada; Mascrinha (Nenê), Brandão (Nick), Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Silvio Pirillo, Rui (Castillos) e Carlitos. 
São Paulo: - King; Fiorotti e Squarza; Lola (Zachlis), Walter (Lola) e Orozimbo; Bazzoni, Teixeirinha, Hemedio, Remo e Paulo (Novelli)".
Texto retirado da revista Sport Illustrado, 17 de abril de 1941, nº 158.

Citação #04

O informativo A Fundação do dia 12 de abril de 1909 noticiou a fundação do Sport Club Internacional.

"FOOT-BALL 
Fundou-se mais uma sociedade de foot-ball. sob o nome de Sport Club Internacional, da qual foi aclamado presidente honorário o nosso amigo Graciliano Ortiz. 
A diretoria ficou assim composta:
João Leopoldo Sepevin, para presidente; Pantaleão Gonçalves de Oliveira, para vice presidente; Legenave das Chagas Pereira, para 1º secretário; Manoel Lopes da Costa, para 2º secretário; Antônio Coivo, para 1º thesoureiro; Waldemar Fachél, para 2º thesoureiro; José Poppe, para captain; Henrique Poppe Leão, para orador; João Luiz de Andrades Vasconcellos, Irineu dos Santos, Luiz Madeira Poppe Leão e Alcides P. Ortiz, para a comissão de campo. 
Um grupo de distinctos sportsmans acaba de fundar, nesta capital, mais um club, que cultivará esmeradamente o aprasível sport inglez - foot ball
A nova sociedade, que já conta com valiosos elementos, jogará, domingo próximo, o primeiro match-training
Mais tarde, será feita a inauguração official, sendo realisados, por esta occasião, grandes festejos".
Texto retirado do jornal A Federação, do dia 12 de abril de 1909, p. 4.